19 janeiro 2011

Sempre a cultura da desinformação

Já começaram as inscrições para o Biggest Loser português. Como se tornou hábito por cá, as inscrições são feitas por sms. Assim o canal ganha uns trocos, o Estado também e os inscritos escusam de se maçar com as implicações que a inscrição pode ou não ter.
Os regulamentos, dizem as letras pequeninas, ficam sempre disponíveis online - se não tens net azarucho, tivesses - para quem os queira consultar e consiga encontrar (não fui procurar mas nunca me apareceu nenhum à frente e costumo ir muitas vezes a sites de canais de televisão). Na RTP até há o (para mim) irritante hábito de querer que as pessoas se inscrevam em concursos sem sequer lhes conhecer o nome (já para não falar no apresentador).
E as protecções de dados e afins? E os direitos? Nada.

É muito semelhante à publicidade das marcas, diz-se o que se quer e vende-se o que se consegue. Se não há controlo, não há multas, se não há reclamações não há frenesim. Logo, tudo está muito bem.
A ignorância ainda é uma bênção?

2 comentários:

Lilith disse...

A ignorância não é uma bênção mas é felicidade :) (bliss não é sinónimo de bless/blessing)

E sim, acho estúpido as pessoas inscreverem-se a torto e a direito em coisas que nem sabem bem o que são. No caso do biggest loser também acho mau que as inscrições sejam feitas por sms... acho que quem merece (ou não) estar lá não se pode medir somente pela altura e peso. Quem não vê o programa não sabe naquilo que se vai meter! Aquela gente sofre! Mas estou curiosa para ver quem eles vão pôr a treinar os concorrentes. Acho que biggest loser só é biggest loser com o Bob Harper e a Jillian Michaels.

Mnemósine disse...

Lilith, eu sei que bliss não é o mesmo que blessing, mas sempre ouvi dizer que às vezes não saber é uma bênção. Claramente é um erro de tradução à semelhança do "santinho" quando se espirra, mas foi essa a expressão que quis usar. De qualquer forma, obrigada!
Quanto ao BL..duvido que o nosso vá ter muita qualidade, deve haver muito treinador bem formado e capaz de "ser" uma dupla Jillian/Bob mas acho que eles vão é buscar outro tipo de pessoas. Mais cor-de-rosa iykwim.