12 maio 2010

Uma pedra no meu sapato

Uma das poucas autoras portuguesas que consta da minha lista de autores portugueses que gosto de ler (significando isso que li pelo menos dois e gostei) é Inês Pedrosa. 
Quando penso em autoras portuguesas lembro-me de poucas e quase todas me desagradam mas a verdade é que temos várias, talvez mesmo muitas, mas parece-me que não têm tanta projecção como os homens...(que acham?) e por isso não as conheço.
Dizia eu, gosto da Inês Pedrosa. Da sua obra de ficção (e crónicas também), para ser mais específica. Já li boa parte: mais de metade, já que não são tantos livros como isso (de ficção, relembro). Gostei de todos, menos de um. Não é que não tenha gostado. E é por isso que esse livro é a minha pedra no sapato. 
Raramente deixo um livro por acabar, se não gosto rejeito logo nas primeiras páginas mas mesmo isso é raro. Mas este, Fazes-me falta, já me deitou ao tapete por duas vezes. Das duas vezes desisti já com um pedaço lido, ainda antes de meio, mas não consegui continuar. 
Não sei explicar porquê. Estava a gostar, nada me repeliu, nada me chocou. Talvez seja demasiado pesado. São duas vozes, chamemos-lhe assim, escrevem/falam uma para a outra mas não se ouvem. É triste mas quando um livre é triste eu não paro de o ler.  É denso, mas isso é bom. ...
Acho que é por não saber explicar aquela paragem, em dose dupla, aquele livro na estante com um marcador lá dentro, que me está atravessado. Voltarei a pegar-lhe, um dia (quando?).
Para já, para já, entra para a wishlist o novo da autora, Os Íntimos.

7 comentários:

GATA disse...

Também gosto da Inês Pedrosa, e li "Fazes-me falta" - de facto é pesado, é daqueles livros que não penso reler, porque conheço muito bem a dor de quem perde alguém querido... Mas o meu livro favorito dela continua a ser "A Instrução dos Amantes".

Fuschia disse...

O "Fazes-me falta" foi o unico que eu li dela. mas tb fiquei curiosa com o novo.

almighty yellowphant disse...

Confesso, nunca li nada de Inês Pedrosa. O meu autor Português preferido é José Rodrigues dos Santos. Gostas?

Beijinho

Mnemósine disse...

GATA adorei esse também. Gostei de todos os que li, como disse.
Fuschia e GATA..valentes!
Almighty nunca li JRS :) tenho vários mas nunca li. Não por achar que não vou gostar mas porque quando tenho tempo para ler livros maiores há outros que me chamam mais do que os dele. Como os do Larsson. Quando ler opino, se me lembrar! (mas só tenho ouvido dizer bem)

Inês e Mafalda disse...

Estive na apresentaÇao de "Os Intimos" na Feira do Livro de Braga. O livro parece ser interessante... :)

Madame Butterfly disse...

O único livro que li salvo seja, porque ficou a meio)da Inês Pedrosa foi precisamente o "Fazes-me Falta". Como não gostei, nunca mais li ndada dela. Pelos vistos, tenho de experimentar outros:)

Agora que me fizeste reflectir sobre o assunto, percebi que não há nenhuma autora portuguesa de quem eu realmente goste...

' Claudjinha disse...

tenho lá em casa "Os Intimos" para ler, mas ainda não tive coragem de pegar naquilo...