05 maio 2010

Só neste país*

Já todos concluímos que este país não anda para a frente.
É verdade que ando a ouvir isto quase desde que me entendo como gente mas continuamos a descer em cada vez mais campos (a empregabilidade, a qualidade de vida, o poder de compra, os índices todos do que é bom). 
Eu não acredito que não haja neste país gente honesta e competente, não acredito. Bem sei que o espírito português é de oportunista, preguiçoso, etc. Mas tem de haver políticos que sejam capazes de pôr isto no lugar, e têm de ter equipas honestas que consigam ultrapassar estes lobbies que se criaram para levar para cima pessoas escolhidas a dedo e que só fazem porcaria. Há, não há?
É claro que isto alastra para todas as áreas da sociedade. Em todas as profissões existem pulhas mas também quem faça o seu trabalho com competência e desenvoltura e esses têm toda a vantagem em dar um passo em frente e assumir o comando, não?
Sinceramente não acho que isto precise de uma revolução, como se diz sempre, precisamos é que haja certas pessoas, empenhadas em outra coisa que não em si mesmas, nos lugares certos.
Será preciso pôr um anúncio nos classificados? Ou então, para onde enviamos pacotinhos de coragem para quem de direito dar um murro na mesa?
Começo a cansar-me de ser contestatária, gostava de começar a fazer parte de alguma coisa que funcione. Chegam-nos ecos de países felizes (dizem que a Dinamarca é o mais) onde o que mais se evidencia é a ordem, a regulação e o pagamento de impostos. E não há tanto desemprego nem tanta pobreza e provavelmente haverá pouca desgraça que se possa equiparar ao que por cá vemos. 
Porque não emigro? Como diz o Sérgio Godinho: Portugal é nosso para o bem e para o mal.

*música de Sérgio Godinho
 

3 comentários:

Nox Lilin disse...

Olha eu também não compreendo porque é que Portugal anda a afundar-se tanto...

Mi disse...

Portugal está como está, não só por culpa dos governantes, mas por culpa de quem vota. É ou não verdade que votam sempre nos mesmos?! (PS/PSD) É porque devem estar satisfeitos com o que têm...
kiss

Olá Amor disse...

Votaram, agora não se queixem! Ou melhor, devemos queixar-nos e protestar! Porque quem lá está não é só para receber as regalias, se lá estão, devem fazer tudo para que isto avance. Mas enfim, isso da gente séria e honesta nos lugares certos é cada vez mais uma utopia! E nós vamos sendo cada vez mais lixados e aceitamos de ânimo leve! Mas fora isso tudo bem!