08 fevereiro 2010

Mnemósine...who?

Este post está prometido há demasiado tempo. Há um mês ou mesmo mais, que vergonha!
A Elite quis saber de onde vem este meu nome, Mnemósine. 

Versão curta: Mnemósine é uma deusa da mitologia Grega. (sim, sou mesmo pretensiosa!)
Versão mais longa mas que prometo interessante (não cobrem a promessa, pf):
Mnemósine é a deusa da memória (mnemónica diz-vos alguma coisa? yeah) e é a mãe das Musas. As Musas nascem de nove noites seguidas "de amor" com Zeus e são nove, por isso mesmo.
Mnemósine foi a forma que eu escolhi mas aparece muitas vezes como Mnemosyne ou Mnemosina (ou uma mistura dos dois) sendo que há quem acentue o "ó" e quem opte pelo "é".
Além do pretensiosismo de me re-baptizar com o nome de uma deusa, escolhi este nome porque gosto de mitolologias em geral e da grega em particular. Mais ainda, a minha memória sempre foi elogiada já que sou aquela que sabe os aniversários de toda a gente, os acontecimentos de que ninguém se lembra mesmo que queira, números de telefone, a idade dos filhos dos amigos e uma série de verdadeiras inutilidades. Isso vai mudando, com a idade, é pena, mas mesmo assim...
Como se não bastasse, Mnemósine (a deusa, não eu) é descrita como aquela que tudo sabe - o que foi, o que é e o que será - e isso é...pfff...muito bom?! (só mais um bocadinho de pedantismo, ok?)
Por fim, gosto da sonoridade do nome e alegra-me que haja uma deusa com que me identifique somehow (ainda que o facebook tenha dito outra deusa naquele quiz "que deusa serias?" ou coisa parecida, e toda a gente sabe que o fb é fiável).
Infelizmente, as poucas representações que existem desta deusa (que estejam identificadas como tal e que eu conheça) são fraquinhas ou representam uma mulher assim...pouco bonita, vá. (procurei muitooo quando criei o blog e acabei por optar pela Mafalda, o porquê dá todo um novo post, porque nenhuma imagem era bonita e não me fazendo justiça não quero, obrigadinha).
Última info: este nickname, com que já perceberam que me identifico (happy!), já me valeu um outro nickname "na vida real", dentro do muito curto grupo de amigas que me conhecem este lado blogger, para distinguir de quem tem um nome igual ao meu. (sabem lá a confusão que isso vai dando...thanks a lot C.!).

Pronto, não chateio mais. 
Any questions?

7 comentários:

Fuschia disse...

Já me tinha questionado pelo mesmo, mas fiquei à espera que alguém perguntasse :p

_+*A Elite in Paris*+_ disse...

Thank U, thank U, thank U, agora entendo tudo, sei tudo de ti, tudo tudim :) well, se ter nome de Deusa/Musa é pretencioso e pedante, que dizer de "Elite"? WHO CARES?
:)
Gosto do teu nick, é original, enigmatico, unico e cheio de historia.

Beijo meu ♥,

A Elite

Kath disse...

Eu gosto do teu nick!

E continuo a trocar-te com a Nini. xD

Mnemósine disse...

É um bocadinho pedante e um bocadinho pretensioso mas não me ralo nadinha com isso.

GATA disse...

Já sabia que eras a Deusa da Memória! :-) Não sabia era a opção da Mafalda... COOL!

Callíope disse...

bom esclarecimento, mãe

;)

Mnemósine disse...

Olha uma Musa!
Essa é outra razão para usar este nome, as pessoas tendem a adoptar-me como mãe...de tal forma que nem estranhei ver este comentário terminado em "mãe" antes mesmo de ver quem o tinha escrito!