04 maio 2009

H1N1

Esta porcaria já me anda a irritar, nos outros países vão subindo os niveis de alerta, aprovam-se leis preventivas e mais uma série de coisas. Por cá, está tudo bem. Não se controla, não se informa, há um caso confirmado e dizem que não representa uma preocupação acrescida (acrescida???) e que não existe qualquer risco de transmissão a terceiros.
Está sempre tudo bem.
Têm é muita sorte porque se isto fosse em Janeiro, com a informação prestada, estava tudo em pânico.

9 comentários:

Sem Jeito disse...

este país é lindo, só positivismo!
não há problema nenhum, não há risco nenhum, não há necessidade de proibir viagens... só um caso não é nada!
uma desgraça!!

fuschia disse...

Sinceramente, acho que estão a meter as pessoas em pânico sem razão nenhuma. Todos os anos há pessoas que morrem de gripe. TODOS. Quantas pessoas morreram desta gripe nova? Garantem-me que são mais do que com a outra? Meu Deus, o pânico, o horror!

Mnemósine disse...

Parece-me que o problema é que há uma elevada probabilidade de o virus se transformar para formar que não podemos controlar. Tal como aconteceu com a gripe espanhola que matou muita gente.
Concordo que há alarmismo que talvez ainda seja injustificado mas eu gostava que continuasse a se-lo e para isso é preciso estar em cima do acontecimento e não a brincar ao loto.

Mnemósine disse...

queria dizer "transformar para uma forma que não podemos controlar."

ML disse...

Tens toda a razão.

Anónimo disse...

Só quem está por dentro do assunto sabe as medidas que estão a ser tomadas. Acho muito prudente e inteligente da parte da ministra não vir a público lançar o pânico, para isso já basta o que os media fazem.
A informação necessária está do lado de quem realmente sabe como deverá actuar em caso de pandemia.
É sempre muito fácil criticar quem está a dar a cara e a fazer o melhor que pode.
Se algumas pessoas estivem no lugar da sra Dra não haveria ninguém a sair de casa devido ao pânico lançado e o país simplesmente parava.

Anónimo disse...

Ah, e os níveis de alerta são regulados pela OMS e tal como em todo o Mundo, Portugal encontra-se no nível 5.

Mnemósine disse...

Sr ou Sra Anónimo
1.º o nível da OMS encontra-se em 6 e não em 5.
2.º o pânico gera-se pela falta de informação e não pelo excesso. Já viu a quantidade de pessoas que pensa que não deve comer carne de porco para não apanhar gripe suína..quer melhor exemplo em como uma informaçãozita dava jeito?

Anónimo disse...

correcção: é mesmo nível cinco
santa ignorância...