06 fevereiro 2009

A razão de eu não dar esmolas

Eu nunca dou esmolas, dou comida se me pedirem especificamente comida. Isso não recuso (a menos que me abordem num restaurante com pedidos exagerados).
Já me aconteceu tentar dar comida a um mendigo e o homem quase me agredir, mais uma razão para eu me meter na minha vidinha sem fome.
Hoje (no metro que é onde eu me cruzo com a vida, como já devem ter reparado) uma cega a pedir esmola parou a sua cantilena para atender o telefone.
Para mim isto é puro descaramento. E choca-me.
Não só a cega do metro mas todos aqueles que vivem do esforço alheio mas que têm tudo o que é bom. E não me venham dizer que um telemóvel é um bem essencial porque não é. Essencial é ter tecto, comida e um sitio onde tratar da higiene. E há carradões de pessoas que nem isso têm.

8 comentários:

Tininha disse...

Também por norma não dou esmolas. Vê-se tanta vigarice por aí.

Uma vez na Pastelaria Suiça na Baixa, pediram uma esmola à minha mãe. A minha mãe entrou na pastelaria Suiça e pediu para embrulhar uma sandes. Chegou cá fora e deu à Senhora que lhe tinha pedido esmola.
A Senhora aceitou.

Entretanto, a minha mãe seguiu o caminho, mas resolveu olhar para trás para se certificar que a Senhora comia a sandes.

Pois bem. Quando olhou, estava aquela anormal a deitar a sandes no caixote do lixo.

E como esta há mais. Como um agarrado a pedir dinheiro e dar-lhe iogurtes e diz-me à cara podre que não pode ser que é diabético.

paddy disse...

Ainda ontem escrevi um post sobre uma cega do metro. Nem há comentários...

Only Words disse...

A verdade é que por uns, pagam outros. E não, não tenho por hábito dar esmolas. Comida sim, mas nada mais!

Carlos Rangel disse...

Também não dou! Nem isso nem comida! Já tive e presenciei vários e diversos episódios de vigarices ligados a esquemas desse tipo.

Se querem esmola, que passem recibo! :)

Beijinhos!

Inês Brito disse...

Há uns tempos apanhei um gajo a pedir esmola à porta da estação de comboios a dizer que era de longe e que não tinha dinheiro para o bilhete. Eu segui mas tive amigos meus que deram e enquanto isso eu fiquei a observar e vi que o gajo fez isso a mais umas quantas pessoas e foi direitinho ao traficante.

Bj,
(i)

Carolina do Mónaco disse...

Na sexta feira também fui abordada com um história para pedir dinheiro... Também não costumo dar esmolas.

_+*A Elite in Paris*+_ disse...

Nunca vi um pedinte a atender o telefone, acho que como a ti, chocaria-me imenso!

Beijo meu ♥,

A Elite

Sanxeri disse...

Eu tambem nao dou esmolas porque sei que a maior parte dessas pessoas lucra mais num dia a pedir dinheiro do que ganha a minha mãe a trabalhar. :|

E porque sei que, infelizmente, muitas vezes o dinheiro vai para tabaco, alcool ou drogas.