23 fevereiro 2009

Oscar report


4 horas depois
Slumdog Millionaire é o grande vencedor com 8 Oscars em 10 nomeações.
Foi uma cerimónia razoável, sem grande pompa mas com com alguns momentos a guardar. Destaco o "musical" por Jackman e Beyoncé e os agradecimentos da família de Heath Ledger, de Danny Boyle pelo Oscar de realização e de Sean Penn pelo Oscar de actor principal onde aproveitou para referir a legalização do casamento homossexual e o regresso de Rourke.
As quatro categorias de actores foram apresentadas por vencedores de edições anteriores que fizeram um pequeno comentário (à laia de homenagem) aos nomeados (cada vencedor a um dos nomeados). Foi interessante.
Hugh Jackman não esteve nada mal, embora não tenha passado muito tempo em cena tinha bastante por onde "meter água" mas esteve à altura.
E (alguns d) os vencedores foram:
Melhor actor: Sean Penn em
Milk
Melhor actriz: Kate Winslet em
The Reader
Melhor actor secundário: Heath Ledger em
The Dark Knight
Melhor actriz secundária: Penélope Cruz em
Vicky Cristina Barcelona
Melhor realizador: Danny Boyle em
Slumdog Millionaire
Melhor filme:
Slumdog Millionaire
Melhor filme estrangeiro:
Departures
Melhor filme de animação:
Wall-E
Melhor documentário:
Man on Wire
Melhor argumento original:
Milk
Melhor argumento adaptado:
Slumdog Millionaire

Slumdog Millionaire ganhou ainda: fotografia, som (mistura), montagem, banda sonora, musica original ("Jai Ho").
O estranho caso de Benjamim Button, que tinha 13 nomeações, ganhou apenas: direcção artística, caracterização e efeitos especiais.
Para verem os restantes vencedores (das poucas categorias que não referi) bem como todos os nomeados, podem ir aqui.

Por fim, o meu Oscar para pior
outfit vai para Whoopi Goldberg (na apresentação do prémio de melhor actriz secundária) sendo que Beyoncé e Miley Cyrus se esforçaram para merecer a estatueta. Menção honrosa para todas as meninas (e não foram poucas) que decidiram vestir-se de noivas.
Na categoria masculina o vencedor é Mickey Rourke que provou que tudo o que é feio (mas talentoso, han?!) pode ficar um pouco pior se puser um fato branco e usar o cabelo lambido. Sem esquecer Philip Seymour Hoffman que achou que um gorro era apropriado dentro e fora de portas.
Finalmente, o meu Oscar para maior desilusão fashionista da noite vai para duas jovens que afinal não ficam bem com qualquer coisa (mas quase), são elas Sarah Jessica Parker e Heidi Klum.
A minha imagem favorita da noite, de tão boa que é, repetiu-se na passadeira vermelha e na entrega do ultimo prémio, falo da reunião de quase todo o elenco de
Slumdog Millionaire (em cima, antes da cerimónia).

0 comentários: